Coppe e Instituto de Biofísica da UFRJ desenvolvem teste para Covid-19 que custa menos de R$ 5,00
31/08/2020

Foto: Divulgação Coppe/UFRJ

A Coppe/UFRJ e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ, desenvolveram um novo teste sorológico para detecção de anticorpos para a Covid-19. Batizado com o nome S-UFRJ, o teste desenvolvido sob a coordenação dos professores Leda Castilho, da Coppe, e André Vale, do Instituto de Biofísica, terá custo inferior a R$ 5,00.

O S-UFRJ embarca tecnologia escalonável e custo reduzido de produção da proteína S (spike), presente na estrutura do novo coronavírus. O baixo custo da proteína desenvolvida no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe, associado a uma coleta de amostras mais simples e acessível, possibilita o acesso e a expansão da testagem, que são fatores importantes, principalmente em países em desenvolvimento. No Brasil, testes rápidos aprovados pela Anvisa têm sido comercializados em farmácias por mais de R$ 130,00. Em comparação com os testes comercializados no país, iniciativa da UFRJ representa redução de 96% nos custos.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: Coppe/UFRJ (Adaptada)