Resultado de editais em parceria com países do Mercosul são divulgados
20/06/2011

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 20, o resultado de três editais em parceria com países do Mercosul. São eles:

Programa de Associação para Fortalecimento da Pós-Graduação - Setor Educacional do Mercosul (Edital nº 71/2010)

O programa consiste na associação acadêmica, por meio de parceria universitária, entre uma instituição de ensino superior de cada país membro ou associado do Mercosul participante do programa para o fortalecimento de cursos de pós-graduação na região.

A parceria universitária contempla curso de pós-graduação stricto sensu de excelência, que atuará como entidade promotora (de maior desenvolvimento relativo), e curso associado, que atuará como entidade receptora (de menor desenvolvimento relativo). Resultado,www.capes.gov.br.

Acesse a página do programa, www.capes.gov.br.

Programa de Parcerias Universitárias de Graduação em língua espanhola e portuguesa no Mercosul (Edital nº 76/2010)

O programa, www.capes.gov.br, consiste de projetos de parcerias institucionais universitárias nas especialidades de letras, português e espanhol, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países participantes e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições. Resultado, www.capes.gov.br.

Acesse a página do programa, www.capes.gov.br.

Programa Capes Bolsas de Doutorado para Docentes - Mercosul (Edital nº 003/2011)

O programa tem como objetivo promover o intercâmbio e a formação de docentes universitários para que contribuam com a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa das universidades da região e o desenvolvimento sustentável dos países do Mercosul nas diversas áreas do conhecimento. Resultado, www.capes.gov.br.

Acesse a página do programa, www.capes.gov.br