Pesquisador da UFRJ avalia metropolização da Bacia de Campos e Vale do Aço
18/09/2020

Para William Passos ainda há poucos estudos sobre urbanismo no interior do País e criação de um indicador específico é uma importante contribuição (Foto: Divulgação)

Campinas, no interior de São Paulo, é a única cidade do País que, não sendo capital de um estado, está classificada como metrópole pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com o estudo “Regiões de Influência das Cidades 2018” (Regic – 2018). Divulgada em junho deste ano, a nova classificação é considerada como um reconhecimento importante da metropolização que ocorre no interior do Brasil e ainda é pouco investigada de acordo com William Souza Passos, doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O mesmo relatório também indicou um crescimento expressivo de cidades próximas à Bacia de Campos e elevou as cidades de Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio à condição de capitais regionais, ao lado de Campos de Goytacazes.

O relatório divulgado recentemente pelo IBGE corrobora as análises de Passos sobre o processo de metropolização da região Norte Fluminense e do Vale do Aço, em Minas Gerais, únicas regiões da Região Sudeste fora do estado de São Paulo que passam por esse processo. Além de observar o processo de crescimento dessas duas regiões, o pesquisador também está desenvolvendo um novo indicador de metropolização a partir das novas metodologias apresentadas pelo IBGE nos estudos Regic – 2018 e em “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil”, iniciado em 2015. “Minha pesquisa comprova a presença de processos de metropolização do interior no Brasil a partir de um indicador matemático de metropolização que desenvolvi, cruzando dados oficiais do IBGE. A identificação desse processo é fundamental para a reformulação das políticas públicas e do planejamento dos municípios da região, que necessitam de uma gestão regional”, diz o geógrafo. Confira!

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: FAPERJ (Adaptada)