Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2011 já tem ganhadora
06/07/2011

A entrega do prêmio será realizada durante a abertura da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), no dia 10 de julho.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) divulgou nesta quinta-feira (30/6), o nome da ganhadora do 31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, categoria "Jornalismo Científico. A agraciada desta edição é a jornalista Ana Lucia Azevedo, do jornal O Globo.

A entrega do prêmio será realizada durante a abertura da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), no dia 10 de julho, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ana Lúcia receberá o montante de R$ 20 mil e troféu, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade.

A abertura da reunião de julgamento foi realizada pelo diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto. A comissão julgadora, presidida pelo professor Carlos Alberto Vogt, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), analisou as 32 inscrições, observando a qualificação, experiência e trajetória profissional; relevância da produção; contribuição para a divulgação científica, tecnológica e inovação; e a visão crítica e analítica sobre as Políticas Públicas de CT&I.

Em seu parecer, a comissão considerou que por sua experiência na divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação em veículo da grande imprensa nacional, a jornalista tem contribuído para levar as pesquisas de centenas de cientistas a milhões de pessoas. "Por seu trabalho de divulgação nas áreas de meio ambiente, biotecnologia e demais áreas cientificas, enfatizando os aspectos relevantes do conhecimento, o jornalismo praticado por Ana Lucia Vieira de Azevedo constituí-se de fato numa peça fundamental para as relações entre Ciência e Sociedade no Brasil".

Ana Lucia Azevedo - Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ana Lucia Azevedo é editora de Ciência, Meio Ambiente, História e Saúde do jornal O Globo e uma das profissionais do Brasil mais experientes em jornalismo científico.

Possui mais de 20 anos de experiência e mais de mil reportagens publicadas sobre temas ligados à Ciência em jornal diário, escreveu e editou cadernos, séries e livros sobre Meio Ambiente, Arqueologia, Biotecnologia, Física e História, entre outros.

Ana Lucia também recebeu diversos prêmios da mídia nacional e estrangeira, entre eles o Prêmio Esso de Jornalismo, categoria de informação científica, ambiental e tecnológica, em 2002. Também criou a primeira seção dedicada exclusivamente à História num jornal diário brasileiro, em 2007.

História - O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três categorias: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição ou Veículo de Comunicação. A categoria Jornalismo Científico é destinada ao jornalista profissional que tenha se destacado na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa.

A diversidade dos vencedores ao longo de sua história - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

Comissão Julgadora - A Comissão Julgadora, nomeada pelo presidente do CNPq, Glaucius Oliva, foi composta por Carlos Alberto Vogt, Unicamp, presidente da comissão; Emir José Suaiden, Ibict; Lacy Varella Barca de Andrade, TV Brasil; Simone Terezinha Bortoliero, UFBA; Osmir de Jesus Nunes, Associação Brasileira de Divulgação Científica; Ricardo Gabas Zorzetto, Associação Brasileira de Jornalismo Científico; José Eulálio Cabral Filho, Associação Brasileira de Editores Científicos; e Rute Maria Gonçalves de Andrade, SBPC.

(Ascom do CNPq)