Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 12/01/2021 a 05/02/2021)
13/01/2021

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Nep Recebe - Projeto do Núcleo Experimental de Performance

Link

--------------- 05/02/2021
Livro compara as Guerras Civil Americana e do Paraguai no contexto da formação dos Estados nacionais nos dois países Esta disponível para pré-venda no site da livraria Alameda o livro Duas guerras na América, de autoria de Vitor Izecksohn, professor no Departamento de História da América da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O texto é uma versão bastante modificada da tese de doutorado do pesquisador, defendida na University of New Hampshire em 2001. O trabalho demonstra como o recrutamento militar afetou a política das sociedades dos Estados Unidos e do Brasil durante os períodos da Guerra Civil e da Guerra do Paraguai e discute os significados de termos como patriotismo, honra nacional, união e cidadania durante contextos de emergência constitucional derivados de longas e desgastantes campanhas militares. Para os interessados nas interseções entre os conflitos regionais, disputas político-partidárias e cidadania militar a obra oferece insights sobre como a Guerra Civil Americana ressoou entre a elite brasileira, particularmente no que diz respeito à abolição da escravidão naquela república. Parte importante da verba para a publicação veio do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. A pesquisa foi feita em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, particularmente no National Archives e na John Hay Library. No passado, o pesquisador contou com apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas. Mais recentemente, Vitor obteve, da FAPERJ, uma bolsa de Iniciação Científica para um de seus alunos.

Link

Mais informações 29/01/2021
Oncobiologia da UFRJ abre edital de credenciamento e recredenciamento 2021-2023 O Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia do Câncer, mais conhecido como Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com edital aberto para atrair novos membros. Grupos de pesquisa que já fazem parte do Programa têm a oportunidade de se recredenciar. O seu objetivo é criar condições para a troca de informações entre profissionais de diversas especialidades envolvidas no estudo da Biologia do Câncer, bem como conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Os coordenadores dos grupos que solicitarem credenciamento ou recredenciamento devem possuir qualificações equivalentes a um pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e estarem sediados no estado do Rio de Janeiro, o que não exclui a colaboração de cientistas de outros estados ou do exterior.

Link

Preencha o formuário salve em pdf e envie para oncobiologia@bioqmed.ufrj.br 29/01/2021
Mesa redonda debate novos variantes do Sars-Cov-2 e os impactos na pandemia Os professores Amílcar Tanuri e Carolina Moreira Voloch, do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia (IB), e Luciana Jesus da Costa, do Departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), todos pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participam na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, às 17h, de debate promovido pela Cátedra Oswaldo Cruz, ligada ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE). Em foco, o impacto das novas variantes de SARS-CoV-2 detectadas recentemente na Inglaterra, na África do Sul e no Brasil. Os pesquisadores, todos expoentes em suas áreas de pesquisa, contam com apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas.

Link

--------------- 29/01/2021
Lab Corpo Palavra

Link

--------------- 26/01/2021
Homenagem aos Professores e Cientistas da UFRJ - Novos Membros Titulares da ABC

Fonte: FAPERJ

Link

--------------- 26/01/2021
Lasa/UFRJ realizará live para “entrar no clima” O Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ) está com um novo quadro na rede social Instagram. No âmbito do Projeto de Extensão: Satélites a luz na observação da Terra, o Lasa promoverá "Papos para entrar no Clima"!, live que ocorrerá dia 26 de janeiro, às 20h, e reunirá especialistas convidados para conversar sobre assuntos relacionados ao clima. Os encontros ocorrem toda última terça-feira do mês, sempre às 20h. Desde 2020, o Lasa vem desenvolvendo ciclos quinzenais de bate-papo e debates regulares, convidando diversos pesquisadores para debater e melhorar o entendimento do uso de sensoriamento remoto para a observação da Terra.

Fonte: FAPERJ

Link

--------------- 26/01/2021
Treinamento SciVal

Fonte: SiBI UFRJ

Link

--------------- 26/01/2021
Guia para publicar em journals de alto impacto em Microbiologia

A American Society for Microbiology (ASM), em cooperação com a Enago e a ACCUCOMS, realizará um webinar informativo para pesquisadores brasileiros abordando os desafios envolvidos na preparação de um manuscrito sem erros para publicação em revistas científicas estabelecidas. Além disso, esta sessão ajudará os pesquisadores a compreender efetivamente o ciclo de publicação e as diretrizes éticas para publicação em periódicos ASM.

Fonte: SiBI UFRJ

Link

--------------- 25/01/2021
UK-BrasiL Mining Academia Webinar 28 JAN 21

Link

------------ 15/01/2021
O que é necessário para criar uma revista no portal de periódicos da UFRJ?

O Portal de Periódicos da UFRJ abriga as revistas científicas eletrônicas produzidas no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica. É uma iniciativa institucional, alinhada aos princípios do Acesso Aberto. Possui como objetivo promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos da Instituição.

Link

------------ 15/01/2021
Lab Corpo Palavra 16 JAN 21

Link

<--------------------------- 14/01/2021
Cátedras Carlos Chagas 21 JAN 18H

Link

Evento online via Zoom 13/01/2021
Webinar Programa Catalisa ICT - 18/01 às 15h!

O Parque Tecnológico da UFRJ veio lembrar que as inscrições para o programa CATALISA ICT do Sebrae ainda estão abertas!

Para tirar suas dúvidas e entender mais sobre os benefícios do CATALISA, vocês são os nossos convidados para um bate papo no dia 18/01 às 15h. As inscrições gratuitas para o Webinar são gratuitas. Participe e divulgue na sua rede de relacionamento interessada no tema.

Fonte: Parque Tecnológico UFRJ (Adaptada)

Link

--------------- 12/01/2021
CURSO EXECUTIVO: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E IMPACTOS DE PESQUISA,DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

O curso tem por objetivo capacitar profissionais e gestores de organizações públicas e privadas em avaliação de resultados e impactos de políticas, programas e instituições orientados a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).

Fonte: Laboratório Geopi | UNICAMP

Link

--------------- 12/01/2021
C&EN's Grad Student Survival Guide

A Revista C&EN (Chemical and Engineering News) da American Chemical Society (ACS) lança um guia especial e gratuito para estudantes de Pós-Graduação, que trará grande contribuição a sua carreira!

Através do C&EN’s Grad Student Survival Guide, nas próximas oito semanas você receberá uma série de informações valiosas para sua vida profissional e pessoal, por meio de experiências e histórias compartilhadas por seus colegas pesquisadores de diversas partes do mundo. A inscrição é gratuita.

Fonte: ACS Chemistry for Life - American Chemical Society

Link

--------------- 12/01/2021