UFRJ participa de grupo de pesquisa que publicou artigo que descreve biomarcador de envelhecimento no Sistema Nervoso Central humano e que saiu no prestigioso periódico Aging cell
28/01/2022

Grupo de pesquisadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos e da Holanda publicou artigo que descreve biomarcador de envelhecimento no Sistema Nervoso Central humano. O artigo saiu no prestigioso periódico Aging cell.

De forma pioneira, o estudo, conduzido por Isadora Matias, foi realizado em tecidos sadios de cérebro de animais e humanos post-mortem. Os marcadores do envelhecimento, até então descritos, eram em outros tipos de tecidos e células.

O biomarcador descrito é uma proteína, conhecida como lamina-B1, presente em neurônios e nas células do tipo gliais do Sistema Nervoso Central. A pesquisadora Flávia Gomes, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ), coordenadora do projeto, explica que o grupo investiga doenças associadas ao envelhecimento há 10 anos e que, até hoje, não são bem compreendidos os mecanismos de transição entre um cérebro saudável e funcional e um cérebro idoso e, cada vez mais, disfuncional.

Clique aqui para ler a notícia completa

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Fonte/Legenda da imagem: Site FAPERJ-Divulgação/Imagem do hipocampo de indivíduos, na qual há marcação de lâmina-B1 no núcleo (verde) e astrócito (vermelho)