Mais testes do pezinho
14/04/2022

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) inaugurou, na última sexta-feira (8/4), o Laboratório de Inovação em Saúde Pública (Lisp), iniciativa que busca suprir uma importante demanda represada no estado do Rio de Janeiro: o teste do pezinho. Em sua primeira fase, o laboratório terá capacidade de atendimento de 8 mil crianças por mês, podendo chegar a 24 mil no futuro – número suficiente para atender à rede pública de todo o Rio de Janeiro.

Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para detecção de uma série de doenças graves em recém-nascidos no país, o teste do pezinho é capaz de identificar precocemente enfermidades metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, além de infecções virais. A partir do diagnóstico, o bebê pode receber o tratamento em tempo oportuno, impedindo sequelas e, até mesmo, a morte.

Uma das principais premissas do Lisp é a utilização de uma técnica de coleta, armazenamento e distribuição do material que facilita e barateia os custos de exames como o teste de pezinho. O papel de filtro permite que qualquer agente de saúde possa realizar o exame em qualquer lugar, mesmo os mais distantes dos centros de saúde. O profissional recolhe o sangue do recém-nascido e o deposita em uma tira do papel. Após a secagem do material, ele pode ser enviado até mesmo pelos Correios.

O laboratório também realizará pesquisas sobre papel de filtro, com a participação de alunos de mestrado e doutorado, para que novas técnicas possam ser desenvolvidas, facilitando a utilização do material e permitindo a expansão para outros exames.

Fonte: Conexão UFRJ (Site UFRJ Adaptada)

Clique aqui para mais informações

Clique aqui para ler a nota FAPERJ 'LISP ampliará capacidade de realização de testes do pezinho'

Notícia atualizada em 22/04/2022