29/04/2022

Pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) e do campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram um kit que identifica a presença de coronavírus a partir de amostras de saliva e de secreção nasal.

E sabe o mais incrível? O teste desenvolvido dá o diagnóstico em menos de uma hora. Além de, é claro, ter um custo baixo para a sua realização, de apenas R$30.

E ainda tem mais: exames realizados em 60 pacientes revelaram que a invenção é 100% eficaz quando comparada ao tradicional PCR, que é mais caro. O diagnóstico do teste desenvolvido é conferido de forma colorimétrica, ou seja, a partir da cor exibida pelo material. Caso a amostra fique rosa, o resultado é negativo. Se ficar amarela, é positivo para a Covid-19.

Para a CNN, a pesquisadora e professora do nosso Instituto, Mônica Lomeli, explica que esse tipo de exame pode ser uma alternativa em lugares com pouca infraestrutura, já que o resultado é obtido através de uma prática bem comum: o ‘banho Maria’.

A PR-2 parabeniza os pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) e do campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelo grande feito.

Quer saber um pouco mais? Basta pesquisar pela matéria que você vê no vídeo que pode ser acessado pelo link abaixo. Lá você consegue encontrar ainda mais comentários e detalhes sobre a pesquisa.

#ufrj #quimicabiologica #programadepos #bioquimica #universidade #pesquisa #universidadepublica #universidadefederaldoriodejaneiro #PPGQBNaMídia

Clique aqui para acessar o vídeo citado na notícia e para saber mais.

Fonte: Instagram @quimicabiologica.ufrj (Adaptada)