​CAPES financia projeto da UFRJ sobre fome na pandemia
05/05/2022

O agravamento da fome como consequência da disseminação do novo coronavírus é o tema de um dos quatro projetos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) selecionados no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia. A instituição contou com o maior número de propostas, ao lado da Universidade de São Paulo (USP).

A Professora Denise Maria Guimarães Freire, Pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2/UFRJ), observou que as desigualdades sociais ficaram evidentes durante a pandemia. “Em relação à fome, havia um tecido social muito frágil no Brasil. Vendia-se o almoço para ter o jantar. E o almoço parou de existir”, diz. “Quem tinha o trabalho que pôde ser remoto, se manteve. Quem não tinha, como ambulantes, não pôde. E daí veio o agravamento da fome”.

Para a Pró-reitora da PR-2/UFRJ, a ciência precisa estar presente no momento de se estudar os reflexos da pandemia.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Fonte/Legenda da imagem: CCS/CAPES (Site CAPES)/Professora Denise Maria Guimarães Freire, Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2/UFRJ)

Para ver mais falas da Professora Denise Freire nesta notícia CAPES, para saber quais os quatro projetos da UFRJ foram contemplados no edital em pauta e para mais informações, acessem https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-financia-projeto-da-ufrj-sobre-fome-na-pandemia