Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 09/05/2022 a 13/05/2022)
09/05/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Uerj com RJ debate economia, inovação e sustentabilidade

Na próxima terça-feira, 17 de maio, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) dá continuidade ao ciclo de encontros Uerj com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia, com debate sobre economia, inovação e sustentabilidade.

Trata-se de um projeto especial, com viés educativo, sobre o patrimônio arquitetônico da UFRJ com base em imagens fotográficas, fruto de pesquisa e também de produção de ensaios dos participantes, realizados no contexto do isolamento social na pandemia.

No momento em que retornamos a habitar esses lugares, a proposta é sensibilizar e fazer refletir os significados e valores desta coleção arquitetônica como pública e próxima.

Uerj com RJ acontece na tarde de todas as terças-feiras de maio (3, 10, 17, 24 e 31). Cada dia é dedicado a um tema específico, com a participação de especialistas e mediados por um jornalista. Os debates são presenciais, no Teatro Noel Rosa, campus Maracanã da Universidade (Av. São Francisco Xavier, 524), e têm transmissão ao vivo pelo canal da TV Uerj no Youtube.

Fonte: UERJ

Link

----------------------

13/05/2022
10th INTERNATIONAL CONGRESS OF EDUCATIONAL SCIENCES AND DEVELOPMENT

Este congresso virtual, que acontecerá de 19 a 21 de outubro de 2022 e que permite submissão de trabalhos, tem como destinatários acadêmicos e profissionais, investigadores e docentes, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares, cobrindo todos os níveis do sistema educativo formal e contextos informais de aprendizagem e educação. Os temas em análise abarcam todos os âmbitos das Ciências da Educação e da Psicologia do Desenvolvimento, tomando aspectos teóricos e práticos da Educação Familiar, Escolar e Comunitária, desde a infância à idade adulta, numa lógica de educação permanente.

Fonte da notícia: Site 10 TH ICESD 10th INTERNATIONAL CONGRESS OF EDUCATIONAL SCIENCES AND DEVELOPMENT (Adaptada)

Link

----------------------

13/05/2022
ENANI-2019: Uso de suplementos de micronutrientes em crianças

O sétimo webinário da série “Encontros ENANI-2019” será realizado no dia 17 de maio das 15:00 às 17:00, com transmissão online pelo canal do INJC no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=AyhO8bpIlDw).

Fonte da notícia: Instagram @ppgnufrj (Adaptada)

Fonte da imagem: Instagram @ppgnufrj

------

----------------------

13/05/2022
LNCC/MCTI comemora 42 anos com mesa-redonda sobre desafios enfrentados

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), completará 42 anos no dia 16 de maio. Para celebrar a data e debater as perspectivas para o futuro, o LNCC oferecerá uma mesa redonda, com o tema Os desafios vivenciados nos 42 anos do LNCC, às 14h. O objetivo é relembrar os 42 anos de atuação na pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos em Computação Científica.

O evento contará com a participação do diretor, Fábio Borges e dos ex-diretores Antonio Cesar Olinto, Abimael Loula, Pedro Leite e Augusto Gadelha. O evento será transmitido tanto pela plataforma Zoom quanto pelo canal do LNCC no Youtube.

Clique aqui para acessar a plataforma Zoom.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (adaptada) - https://www.faperj.br/?id=98.7.7

------

----------------------

13/05/2022
Instituto Villa-Lobos promove 95ª Mostra Virtual Permanente

Tem início amanhã, 13 de maio, às 18h, a 95ª Semana da Mostra Virtual Permanente do Instituto Villa-Lobos (IVL). Na programação, participação da pianista Raquel Paixão na Conversa com Egressos. Raquel Paixão é bacharel e mestre em música pela Unirio. A mediação será da também professora da Unirio, Doriana Mendes. O objetivo da Mostra Virtual é abrir um espaço permanente de debates e apresentar as atividades de pesquisa, extensão e ensino do IVL, incluindo alunos, funcionários, professores, egressos e convidados.

A participação dispensa inscrições, bastando acessar o link do evento no dia e horário programados.

A transmissão do evento será pelo canal audiovisual MusicaUnirio.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (adaptada) - https://www.faperj.br/?id=98.7.7

------

----------------------

13/05/2022
Museu Virtual de Instrumentos Musicais tem programação na 20ª Semana Nacional de Museus

"O Poder dos Museus". Este é o tema da 20ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio. O Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM) em parceria com o Museu Villa-Lobos (MVL) promoverão evento para apresentar ao público o projeto “Museu Virtual de Instrumentos Musicais: espaço de convergência de acervos e conhecimento”. Concebido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com financiamento da FAPERJ, o MVIM está completando 10 anos.

Dinâmico e em permanente expansão, preserva a memória reunindo acervos nacionais e internacionais – Museu Delgado de Carvalho, Museu Villa Lobos, Museu Geelvinck, Instituto Moreira Salles. A programação da 20ª Semana Nacional de Museus reunirá, no Museu Villa-Lobos (Rua Sorocaba nº 200, Botafogo), uma exposição dos instrumentos musicais do MVL, rodas de conversa e performances musicais.

Saiba mais detalhes da programação referida clicando aqui.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (adaptada) - https://www.faperj.br/?id=98.7.7

------

----------------------

13/05/2022
Museu Histórico Nacional tem agenda especial na Semana Nacional de Museus

A fim de demonstrar como os museus têm sido capazes de repensar e reinventar suas estratégias para a difusão da cultura e da história mesmo em tempos de crise, o Museu Histórico Nacional (MHN) criou uma programação gratuita especial para a 20ª edição da Semana Nacional de Museus. Dia 16 de maio será lançado, em formato digital, os Anais do 2º Seminário “Museu e Educação”, realizado no ano passado pelo MHN. Os trabalhos apresentados durante o evento, sob o tema “Educação museal e decolonialidade”, tratam de aspectos e desafios diversos relacionados aos museus na contemporaneidade.

Acontecerá do dia 12 de julho ao dia 14.

A entrada segue gratuita, tendo em vista as celebrações do centenário do museu, não sendo necessário retirar ingresso antecipadamente.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (adaptada) - https://www.faperj.br/?id=98.7.7

------

----------------------

13/05/2022
Museu do Índio lança série de vídeos sobre arte indígena

O Museu do Índio (MI) lançará, na semana de 16 a 20 de maio, a série de cinco vídeos “Arte Indígena: das aldeias para o mundo”. O projeto foi concebido para a 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A cada dia um novo episódio será publicado no canal do MI no YouTube (https://www.youtube.com/MuseudoIndioRJ).

A série apresenta o percurso que artes e artefatos produzidos por diferentes culturas indígenas percorrem até chegarem ao Museu para serem expostos ao público. Os vídeos exibem atividades como a coleta de matérias-primas, a manufatura das peças e o seu uso pelas comunidades indígenas; e os procedimentos técnicos pelos quais os objetos passam dentro do MI, como restauração, tombamento, catalogação e indexação. Mostram, também, a participação dos indígenas na documentação e comunicação museológica; o processo de divulgação e as atividades de educação museal para além dos muros da instituição.

Ações que buscam tornar os conhecimentos e as manifestações culturais dos indígenas mais acessíveis à sociedade não indígena. Localizado no Rio de Janeiro, o Museu do Índio é responsável pela guarda de mais de 20 mil itens etnográficos, como adornos, armas, cerâmicas, instrumentos musicais e utensílios, produzidos por cerca de 140 povos indígenas que habitam o Brasil.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (adaptada) - https://www.faperj.br/?id=98.7.7

------

----------------------

13/05/2022
Boletim de Eventos UFRJ - 12-05-2022

Boletim de Eventos UFRJ - 12-05-2022

Fonte da notícia: CoordCOM/UFRJ (adaptada)

Link

----------------------

12/05/2022
XXXI Encontro AULP – Universidade de Coimbra, Portugal

O tema é: Globalização e Saúde.

Acontecerá do dia 12 de julho ao dia 14.

Inscrições até ao dia 10 de junho. Inscrições para resumos das comunicações até 20 de maio.

Fonte da notícia: AULP (adaptada)

Link

----------------------

12/05/2022
Ciclo de palestras NUPEM/UFRJ

Nesta quinta-feira (12/05/2022) às 11h, o ciclo de palestras do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) terá o prazer de receber a Profª. Drª. Cintia Monteiro de Barros que apresentará sua palestra com o título “COVID-19: Contribuições do NUPEM para a sociedade”.

Fonte da notícia: Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal Eventos UFRJ

Link

----------------------

12/05/2022
Continuação da série de palestras especialíssima, intitulada UMA ROSA PARA PINGUELLI

Nesta quarta feira, 11 de maio de 2022, das 10 às 12h, no tradicional espaço SEMINÁRIOS HCTE, com o Dr. Alexandre Valença, a série de palestras especialíssima, intitulada UMA ROSA PARA PINGUELLI, terá continuidade.

Os palestrantes compartilharão relatos e pesquisas cujas histórias encontraram e foram marcadas pela caminhada de Pinguelli.

Salvo possíveis exceções ainda não materializadas, os SEMINÁRIOS HCTE seguem em caráter presencial, no Auditório Maria Irene, localizado no NCE/UFRJ, todas as quartas feiras, das 10h às 12h. NÃO HAVERÁ STREAMING.

Segue a PROGRAMAÇÃO parcial da série especial:

MAI. 11 - Alexandre Valença

MAI. 18 - Luiz Bevilacqua

MAI. 25 - Tatiana Martins Roque

JUN. 1 - Agamenon de Oliveira

JUN. 8 - Elaine Andrade

JUN. 15 - Luiz Carlos Bernal

Fonte da notícia: HCTE/UFRJ (Adaptada)

Link

----------------------

10/05/2022
Seminários Josué de Castro 'Bate Papo 'Explorando desigualdades nas práticas de amamentação''

Acompanhe o debate pelo canal do Instituto de Nutrição Josué de Castro no youtube.

Fonte da notícia: Instagram @ppgnufrj (Adaptada)

Fonte da imagem: Instagram @ppgnufrj

Link

----------------------

10/05/2022
SBGames 2022 abre inscrições para submissão de trabalhos

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o SBGames 2022 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, maior evento da modalidade do Brasil. Neste, os jogos serão presenciais e acontecerão em Natal (RN), entre os dias 24 e 28 de outubro. A submissão dos trabalhos vai até 19 de junho de 2022. O SBGames é realizado desde 2004 e vem incorporando vários temas e a 'Trilha de Saúde', que tem sua origem no workshop de 'Jogos e Saúde', criado por Márcia Ito e Marcelo de Vasconcellos, professor de pós-graduação da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Interessados em participar com os seus artigos devem observar os tópicos de interesse na edição de 2022, que são: Avaliações e análises do impacto de jogos aplicados à saúde; Conceito de saúde nos jogos; Ética na pesquisa e desenvolvimento de jogos em saúde; Jogos sérios sobre saúde ; Jogos de entretenimento e sua relação com a saúde; Jogos para promoção da saúde; Jogos como meio de comunicação em saúde; Jogos em práticas educativas em saúde; Jogos na educação de profissionais em saúde; Jogos e políticas de saúde; Métodos e técnicas para o desenvolvimento de jogos aplicados à saúde; Métodos e técnicas para a avaliação de jogos aplicados à saúde; Realidade aumentada e virtual aplicada em jogos em saúde; e Uso de jogos em terapias. Os autores dos melhores artigos completos (Full Papers) serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para uma chamada especial do Journal of Interactive Systems (JIS) para publicação em 2023. O SBGames é promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Jogos e Entretenimento Digital (Cejejogos), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Fonte da notícia: SBGames

Link

----------------------

10/05/2022
Financiamento à Pesquisa no Brasil - Academia Nacional de Medicina (Evento On-line)

Fonte da notícia: Academia Nacional de Medicina

Fonte da imagem: Academia Nacional de Medicina

Link

----------------------

10/05/2022

Canal PACC no YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCgzokBunDt6XeCyk8gT4A2Q

Fonte: Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais - PACC/UFRJ

Fonte da imagem: Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais - PACC/UFRJ

------

----------------------

09/05/2022
Exposição Virtual Atlas.Memória.UFRJ - olhares sobre o patrimônio edificado

A exposição Atlas.Memória.UFRJ foi desenvolvida por equipe de docentes e discentes do PROARQ e Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio da FAU UFRJ, com apoio da FAPERJ.

Trata-se de um projeto especial, com viés educativo, sobre o patrimônio arquitetônico da UFRJ com base em imagens fotográficas, fruto de pesquisa e também de produção de ensaios dos participantes, realizados no contexto do isolamento social na pandemia.

No momento em que retornamos a habitar esses lugares, a proposta é sensibilizar e fazer refletir os significados e valores desta coleção arquitetônica como pública e próxima.

A exposição apresenta 3 seções, Álbuns, Ensaios e Montagens, além de um dispositivo participativo - Sua Montagem!

A partir de 12 de maio, acesse: atlasmemoriaufrj.org.

O evento de inauguração, nos dias 12 e 13 de maio, terá duas mesas sobre os temas educação patrimonial e patrimônio universitário com a presença de docentes convidados.

Haverá transmissão ao vivo no Canal Youtube do PROARQ FAU UFRJ.

A exposição possui Instagram: atlasmemoriaufrj.

Fonte da notícia: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ

Link

----------------------

09/05/2022
UFRJ na Cultura - Epicentro de Negócios Criativos Além do Tunel

O UFRJ na Cultura é um programa da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. A formação em Cultura e Cidade faz parte das diversas ações promovidas pelo programa, e está disponível para ser assistida no Canal do Youtube da Extensão UFRJ!

Fonte da notícia: Labic Territórios 2022 (adaptada)

Link

----------------------

09/05/2022