Químico Julio Scharfstein, professor da UFRJ, recebe Medalha de Ouro da Fundação E. K. Frey - E. Werle
10/05/2022

O professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Julio Scharfstein, acaba de receber da Fundação E. K. Frey-Werle a medalha de ouro de 2022.

A honraria é um reconhecimento por suas pesquisas pioneiras, demonstrando que a ativação extravascular do sistema calicreína-cinina tem um duplo papel na imunopatogênese da cardiopatia decorrente da doença de Chagas. Foi no Laboratório de Imunogenética do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, que Scharfstein iniciou a sua linha de pesquisa sobre a imunopatogênese da doença de Chagas. As investigações sobre propriedades imunológicas de glicoproteínas do Trypanosoma cruzi conduziriam à descoberta da cruzipaína, principal cisteíno-protease do parasita. Chefe do Laboratório de Imunologia Molecular e Celular do IBCCF da UFRJ, Scharfstein recebe apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa Cientista do Nosso Estado. A Fundação EK Frey – E. Werle, da família de Henning L. Voigt, da Alemanha, é assim intitulada em homenagem a Emil Karl Frey e Eugen Werle, dois cientistas que descobriram o sistema calicreína-cinina.

A PR-2 parabeniza o professor da UFRJ, Julio Scharfstein, pela referida medalha.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada) - https://www.faperj.br/?id=93.7.0