Perfil do Professor Jorge Belizário, atual coordenador do projeto Jovens Talentos, e ex pós-graduando da UFRJ
13/05/2022

Formado em História Natural, ele cursou pós-graduação em Geologia do Período Quaternário no Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ) e é assessor da Diretora Científica da FAPERJ. Nascido no bairro de Piedade, Zona Norte do Rio, e formado na maior parte da sua vida em escolas públicas, ele destaca a importância do Jovens Talentos como facilitador do acesso à educação superior e às carreiras em pesquisa para os jovens, e como relevante instrumento de transformação social, por meio da Divulgação Científica.

Despertar o interesse dos jovens, ainda durante o Ensino Médio, para a pesquisa e descobrir suas vocações acadêmicas, em diversas áreas do conhecimento. Esta é a nobre missão do professor e naturalista Jorge Belizário. Há duas décadas ele coordena o Jovens Talentos, programa de Pré-Iniciação Científica que, em 2022, completa 23 anos e segue como uma importante referência educacional em todo o País. Apoiado pela FAPERJ desde a sua criação, o projeto nasceu no Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e hoje está presente em mais de 70 escolas e universidades das redes federal e estadual, em cerca de 30 municípios no território fluminense.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Clique aqui para saber mais.