Finep orienta pesquisadores para uso correto do sistema de financiamento de projeto ( Orienta Finep)
19/05/2022

Se você é um pesquisador brasileiro e quer saber como encaminhar uma proposta de financiamento não reembolsável, a Finep/MCTI lançou um conjunto de vídeos com o objetivo de esclarecer dúvidas do processo e, com isso, facilitar o acesso, por universidades, ICTs e empresas, ao recurso público para C,T&I.

O lançamento da nova ação – Orienta Finep – ocorreu em evento híbrido na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Durante o lançamento, foram exibidos vídeos com orientações para o preenchimento do Formulário de Apresentação de Propostas (FAP), sobre a Documentação Jurídica necessária ao financiamento, e sobre a Prestação de Contas. Também foi apresentado o novo Sistema de Gerenciamento de Operações Não Reembolsáveis (Sisgon), que será implementado em breve pela Finep e tem, como meta, a simplificação do processo e uma maior agilidade na análise do mérito e concessão dos recursos, a partir de um cadastro único. Com isso, a ideia é processar um volume cada vez maior de projetos. Veja em https://www.youtube.com/watch?v=i_okxMe5SaM o vídeo na íntegra.

As novas chamadas públicas de 2022, voltadas para a área de infraestrutura, deverão ser processadas no novo sistema. Clientes como um todo e interessados neste tipo de financiamento já podem antecipar os seus cadastros no novo sistema. O Sisgon já está aberto para cadastros de pessoas físicas – no caso de candidatos a consultor ad doc, e jurídicas. A vantagem da nova plataforma é que a instituição apresenta uma única vez a documentação e só faz a atualização quando necessário.

Fonte: Site Finep (Adaptada)

Clique aqui para mais informações