Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 30/05/2022 a 03/06/2022)
30/05/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Feira Literária

O Museu Nacional/UFRJ, através da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), da Biblioteca Central do Museu e do Projeto Quintal de Infâncias está preparando um dia com diferentes atividades, na Quinta da Boa Vista, em comemoração ao aniversário de 204 anos do Museu.

03/06/2022
Conversa de artista

Ao longo do do período expositivo da Bienal da EBA Itinerante, esta edição na Inovateca do @parquetecnologicodaufrj, estão programados os encontros “Conversa de Artista” nos dias 06, 08 e 13 de junho 10-15h.

Os participantes falarão sobre os processos criativos das obras expostas para o público visitante.

03/06/2022
Seminários Josué de Castro.

02/06/2022, 15h, venha participar do bate papo.

Fonte da notícia: PPGNU (Adaptada)

02/06/2022
Webinários: Otimize suas pesquisas com as soluções da Elsevier (UFRJ)

A Elsevier, em parceria com o SiBI/UFRJ, oferecerá no mês de junho uma série de webinars sobre como as soluções da Elsevier podem apoiá-lo nos diferentes estágios dos seus processos de pesquisa, ensino e aprendizado. Todo conteúdo abordado está disponível no Portal de Periódicos CAPES.

A partir das 11h30, acontecerá o lançamento do livro Tecnologia social e reforma agrária popular, uma parceria entre UFRJ, IFPA e UNESP, apresentando 35 artigos que refletem a questão tecnológica no âmbito da reforma agrária.

Fonte da notícia: SiBI UFRJ (Adaptada)

------

18° webinário da Série Aproximações Interdisciplinares

Tema: "Violência de Gênero e LGBTfobia: Possibilidades de Ação e Promoção da Diversidade". Contaremos com a presença de intérpretes de libras na transmissão ao vivo!

A Série Aproximações Interdisciplinares é uma iniciativa em comemoração aos 20 anos do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção à Violência Sexual e conta com diversas lives sobre temas relacionados aos debates de gênero, masculinidade e das violências contra as mulheres. Todos os nossos webinários são gratuitos e fornecem certificado (mediante registro de presença).

06 de junho de 2022, 19:00

Formulário de inscrição

Palestra: Satélites naturais

Acompanhe os próximos eventos através das redes sociais do Observatório do valongo e do Astronomia para Poetas: @valongoufrj (Instagram e Twitter), @astro.poetas21 (Instagram), Facebook/ValongoUFRJ e Facebook/Astronomia para Poetas (Facebook)

Canal TV Valongo no Youtube

31/05/2022
Ciclo de apresentações sobre o Dia mundial sem tabaco

Link para o evento

30/05/2022
Lançamento do livro: Ecologia, informação e inovação

No dia 31/05 às 10h a Comissão de Sustentabilidade do SiBI/UFRJ e o Grupo de Pesquisa CNPQ – EcoInfo, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado no dia 5 de junho), realizam a live de lançamento do livro “Ecologia, informação e inovação: 15 anos de pesquisa”. A coletânea integra a iniciativa editorial Coleção PPGCI 50 anos e é composta por textos produzidos por orientandos e orientandas da professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI/IBICT), Liz-Rejane Issberner.

A Coordenadora do SiBI/UFRJ, Paula Mello, fará a abertura do evento que terá mediação da bibliotecária do SiBI Érica Amaral que é uma das autoras do livro. Também participam Liz-Rejane Issberner, organizadora da obra, e os autores Úrsula Maruyama, Wladmir Motta, Narjara Silva e Patrícia Prado.

Canal do Fórum de Ciência e Cultura no Youtube

30/05/2022
IV Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA)

No dia 31 de maio de 2022, a partir das 10h no hall do Centro de Tecnologia da UFRJ, o Soltec/UFRJ, em parceria com o MST, acontece as atividades da IV Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).