Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 20/06/2022 a 24/06/2022)
20/06/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Seminário Internacional Governança Criminal na América Latina

O Seminário Internacional Governança Criminal na América Latina tem como objetivo analisar de forma comparativa a atuação de grupos criminais em países como Brasil, Colômbia, Venezuela, México e El Salvador.

Os pesquisadores irão apresentar trabalhos empíricos que discutem ética criminal, mercados de proteção e venda de mercadorias ilícitas, as práticas de extorsão, de regulação de conflitos e de imposição de normas de conduta. Busca-se com a discussão gerar subsídios para pensar em estratégias para minimizar a influência dos grupos armados, que representam um grande desafio para o exercício da democracia nos países da América Latina.

O evento será realizado de forma híbrido (virtual e presencial).

24/06/2022
Disciplina Stricto Sensu - Imagens dos Mundos Reais e Imaginários: dos Átomos às Catedrais passando pela Mente

Abertura: Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ

Conferencista: Kurt Wüthrich, Scripps Research, La Jolla, CA, USA and Swiss Federal Institute of Technology, Zürich, Switzerland (Nobel Prize in Chemistry 2002)

Moderação: Adalberto Vieyra, Titular da Cátedra e professor emérito IBBCF/CENABIO-UFRJ

Local: Prédio sede do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ - Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo, Rio de Janeiro

Inscreva-se para participar via Zoom: https://bit.ly/Inscrições-Disciplina-Imagens

24/06/2022
"Economia Solidária" no Labic Territórios - Favela e Universidade 2022.

Marcos Rodrigo (@marcosrodrigoeducador), líder comunitário, militante do movimento de economia solidária, fundador e coordenador do Banco Comunitário do Preventório. É doutorando em tecnologias e sociedade pela COPPE PESC UFRJ.

Ele atua com nesse eixo há mais de duas décadas, em ações de desenvolvimento econômico nas favelas e vai compartilhar seus conhecimentos no nosso encontro de amanhã.

Fonte da notícia: LABIC (Adaptada)

Assista

23/06/2022
CNPq e Ibict realizam lançamento do Lattes Data, repositório de dados de pesquisa

No dia 27 de junho, às 15h, será realizado o lançamento do repositório de pesquisa LattesData, uma parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O LattesData busca reunir, armazenar e divulgar o conjunto de dados científicos de pesquisadores.

Fonte da notícia: CNPq (Adaptado)

23/06/2022
Clube da Escrita CT 30/06: O processo criativo e colaborativo na escrita científica

Na próxima quinta-feira, 30 de junho, às 14 horas, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe Angélica Dias, Diretora do Instituto Tércio Pacitti (NCE) da UFRJ; e Juliana França, professora do Instituto de Computação e do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da UFRJ para conversar sobre "O processo criativo e colaborativo na escrita científica".

A escrita científica não precisa e nem deve ser um processo solitário. As convidadas, a partir de suas práticas como docentes, irão abordar os aspectos envolvidos no processo da escrita criativa e compartilhada. O encontro, que terá um formato de bate-papo, irá apresentar algumas dicas importantes para ajudar os estudantes e professores a entender melhor a escrita colaborativa e como ela pode ser uma experiência enriquecedora. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube

O Clube da Escrita¸ criado em 2020, é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Fonte da notícia: Coordenação de Integração Acadêmica UFRJ

Fonte da imagem: Clube da Escrita CT/UFRJ

Canal CT UFRJ

Semana da Pedagogia 2022.1

23/06/2022
Lideranças femininas medievais em perspectiva comparada

Atividade da TV Pem UFRJ do mês de junho de 2022. O evento acontecerá dia 23 de junho de 2022 ás 15h no Canal do Youtube TV Pem UFRJ.

Entrevista com a pesquisadora Andrea Reis Ferreira Torres (Pem-UFRJ).

Canal TV Pem UFRJ

22/06/2022
I Encontro Interdisciplinar PPGIAJ/CBAE

O evento acontecerá no dia 24 de junho de 2022 de 10-17h no Auditório do Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE - UFRJ.

Garanta sua inscrição pelo link: https://bit.ly/PPGIAJ-Encontro

21/06/2022
Cerimônia de Posse da Nova Direção do Nupem

A reitora e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Denise Pires de Carvalho e professor Carlos Frederico Leão Rocha, convidam para a cerimônia de posse, nos cargos de diretora e vice-diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem, dos professores Cintia Monteiro de Barros e Fabio Di Dario, a realizar-se no dia 22 de junho de 2022, quarta-feira às 15 horas, de modo presencial, no Auditório de Nupem.

20/06/2022
Gestão e alfabetização: interfaces na escola pública