Prêmio Enrique Tomas Crespo é entregue para o Programa de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores, o ProfiCiências, do Campus UFRJ Duque de Caxias
15/08/2022

Em cerimonia realizada no dia 12/08/2022 no Senado da Nação Argentina, o Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores do Campus UFRJ Duque de Caxias, representado pela coordenadora Professora Monica de Mesquita Lacerda, recebeu a distinção "Lideres para el desarrollo integral para a Latino America Gobernador Enrique Tomas Crespo".

O prêmio reconhece o trabalho de instituições, ONGs, universidades, agentes públicos e empresários para o benefício da comunidade e para o progresso da sociedade.

O ProfiCiências foi indicado ao prêmio pelo Sr. Ricardo Harduim, Presidente do Sistema de Integração Municipal América Área Sur, que compreende países da América do Sul, da América Central e Israel. O prêmio foi entregue pelo senador Carlos Linares e pela Deputada Nacional Mayda Cresto da Argentina. Dentre as instituições agraciadas estavam o Instituto Nacional de Educação Tecnológica da Argentina, Universidades paraguaias e argentinas, professores universitários do Brasil, Paraguai, Reino Unido, Argentina, Uruguai e México.

O ProfiCiências foi criado em 2011, nesta época denominado de ProfBio, sendo um curso de mestrado profissional voltado para professores de Biologia. Em 2018-2019, devido ao surgimento do curso em rede nacional voltado para essa área específica, o Programa de Mestrado Profissional do Campus UFRJ Duque de Caxias se reinventou, pensou fora da caixinha, passou por uma importante reestruturação, passando a se chamar ProfiCiências, abrangendo sua área de atuação para Biologia, Química e Física tanto para o ensino médio quanto também para o ensino fundamental.

Fonte: Diretoria Geral do Campus UFRJ Duque de Caxias