Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 12/08/2022 a 16/09/2022)
12/09/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
XI Seminário de Iniciação Científica da FDSM

16/09/2022

Entre os dias 09 e 12 de outubro de 2022 acontecerá o III Encontro Brasileiro e IV Simpósio de Atualização de Desreguladores Endócrinos organizado por pesquisadores dos campi da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e Universidade do Estado Rio de Janeiro. O evento é gratuito e ocorrerá no formato presencial no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo – Rio de Janeiro. O Encontro pretende fomentar o debate a respeito dos desreguladores endócrinos, substâncias exógenas ou uma mistura de substâncias químicas que alteram a homeostase dos organismos vivos e estão amplamente distribuídos no meio ambiente que podem impactar a saúde humana. A programação inclui palestras, mesas redondas e apresentações artísticas com convidados nacionais e internacionais de Instituições de Ensino e Pesquisa do Brasil, de Portugal e da Bélgica.

O encontro será exclusivamente presencial. Para mais informações, podem acessar em https://www.desreguladoresendocrinos.com.br/

15/09/2022
Como e por que usar vídeos científicos do JoVE

O SiBI em parceria com a equipe do JoVE irá promover na próxima terça-feira, dia 20 de setembro às 15h, o treinamento "Como e por que usar vídeos científicos do JoVE".

O Journal of Visualized Experiments (JoVE) é o único jornal científico no mundo onde todos os seus artigos acompanham um vídeo mostrando o passo a passo de experimentos reais em laboratório e também com animações pelas quais ajudam a melhorar o entendimento de conceitos complexos em sala de aula.

Além disso, a partir do dia 20/9, logo após o treinamento, será disponibilizado um trial de 60 dias para comunidade acadêmica da UFRJ conhecer e utilizar o JoVE.

Fonte da notícia: SiBI UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: SiBI UFRJ

Ciência, Tecnologia e Inovações e o Transbordamento do Conhecimento

Em modelo virtual e com o tema: "Ciência, Tecnologia e Inovações e o Transbordamento do Conhecimento", no dia 19 de setembro, a pesquisadora titular e diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - Cetene, Giovanna Machado, é a convidada para palestrar no seminário organizado pelo Programa de Pós-graduação do LNCC (PPG-LNCC).

O colóquio terá início às 14h e será transmitido exclusivamente pela plataforma Zoom devido ao período de Defeso Eleitoral de 02 de julho de 2022 até o término das eleições em outubro deste ano.

Como e por que usar vídeos científicos do JoVE

Fonte da notícia: SiBI UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: SiBI UFRJ

XXXII Ciclo de Debates em História Antiga: 1º dia

De 18 - 24 de Setembro acontecerá a Semana da Conscientização da Doença Mitocondrial. A semana é uma iniciativa da International Mito Patients (IMP) que une organizações de mito pacientes em todo o mundo para liderar um movimento global de mitos.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ(Adaptada)

Fonte da imagem: Portal de Eventos UFRJ

13/09/2022
Semana de Conscientização da Doença Mitocondrial

Fonte da notícia: Postagem Instagram (Adaptada)

XIV ENAPID - Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual e Inovação

Nesta 14º Edição o tema principal abordado será sobre a Educação em Propriedade Intelectual no Âmbito do Empreendedorismo Inovador.

De caráter interdisciplinar, o ENAPID é um dos mais tradicionais encontros acadêmicos na área da propriedade intelectual e da inovação no Brasil, obrigatório para todos que queiram pensar (e fazer) a PI no Brasil.