Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 26/09/2022 a 30/09/2022)
26/09/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) participam da 19ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que tem como tema anual o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

O evento é aberto ao público acadêmico e à sociedade em geral e acontecerá no dia 17 de outubro de 2022 ás 14H.

O colóquio será realizado na modalidade híbrida. Presencial no Auditório da UNIFASE e transmitido pelo Canal Oficial da UNIFASE no YouTube.

29/09/2022
Outubro Docente - diálogos sobre o exercício da docência no ensino superior

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizará, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente - diálogos sobre o exercício da docência no ensino superior, evento que vai ocorrer durante todo o mês de outubro abordando temas como acessibilidade, assédio moral, saúde mental e entre outros. Serão encontros semanais realizados no Auditório G-122 e abertos ao público, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia.

O evento terá início no dia 6 de outubro às 14h e contará com a participação do Decano do CT, Prof. Walter Suemitsu, que fará a abertura da programação. Com o tema "Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos", o primeiro debate terá a presença do ex-diretor do Parque Tecnológico e professor do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, José Carlos Pinto, da professora da Escola Politécnica e do Programa de Engenharia Metalúrgica de Materiais da Coppe/UFRJ, Gabriela Ribeiro Pereira e Daniel Tinoco, doutorando do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ.

O Outubro Docente surgiu da necessidade de se colocar em pauta as questões e os desafios contemporâneos da vida docente, especialmente após o período da pandemia. Embora o evento tenha sido pensado para os docentes do CT, as atividades estarão abertas para professores de toda a universidade, estudantes de pós-graduação e os demais interessados nos temas, todos serão bem-vindos. Para participar das atividades, não é necessário inscrição prévia, apenas comparecer no auditório ou acompanhar a transmissão simultânea no Canal do CT no Youtube.

28/09/2022
Escolarização aberta e os dilemas sociocientíficos na educação básica

O próximo Seminário de Pesquisa será realizado na quarta-feira (28/09/2022) com o tema “A Escolarização aberta e os dilemas sociocientíficos na educação básica: cuidar, conhecer e agir”, que será apresentado pelo Dr. Silvar Ferreira, professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XIX, no município baiano de Camaçari. O evento ocorrerá das 11h às 13h, na sala 11, do bloco A, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Ilha do Fundão.

28/09/2022
Prevenção à violência sexual e ao assédio moral no ambiente universitário

Evento presencial no auditório do Quinhentão sobre prevenção à violência. Data: 29/09/2022 às 14h00. Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão) – CCS

Canal do Youtube da Faculdade de Odontologia da UFRJ

Semana de Letras-Libras

A semana de Letras-Libras acontecerá nos dias 26 a 29 de setembro de 2022. Todos os dias, das 18h às 21h, no auditório G2 da Faculdade de Letras da UFRJ.

Clique aqui para realizar sua inscrição e obter o certificado de participação.

26/09/2022