UFRJ possui projetos no Selo ODS EDU
09/11/2022

No dia 31/10, a UFRJ finalizou seu cadastramento de projetos no Selo ODS EDU. O Selo é uma Tecnologia Social criada no âmbito do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 e tem como objetivo certificar instituições de ensino, reconhecendo seus projetos, boas práticas e soluções, tanto em ensino, pesquisa e extensão, quanto nas atividades de gestão. A ação busca estimular a participação efetiva das instituições de ensino nas estratégias de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para o atingimento das Metas da Agenda 2030.

Sendo uma das 21 instituições que participaram dessa iniciativa inédita, nesse primeiro momento, a UFRJ cadastrou projetos institucionais amplos que se relacionam aos ODS, dentre os quais: 1) Ferramenta para inclusão de vínculo com os ODS no Sistema de Laboratórios da UFRJ; 2) A conferência internacional UFRJ 100 Anos: Amanhãs Desejáveis; 3) O Plano de Logística Sustentável (PLS-UFRJ); 4) O Projeto Institucional de Internacionalização (PII/UFRJ) no âmbito do Edital Capes-Print; e 5) 1ª MOVIP - Mostra Virtual de Projetos: ODS para o Desenvolvimento dos Territórios.

O resultado do Conselho de curadoria do Selo ODS EDU será divulgado em 10/12/22. Com a expectativa de que a UFRJ seja certificada, o próximo passo será fazer um amplo trabalho de divulgação da participação no Selo e de mapeamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, para que todas as iniciativas que ocorrem dentro da UFRJ possam ser cadastradas na plataforma.

O cadastramento no Selo ODS EDU foi realizado pela PR2 e contou com a atuação da Dra. Graciella Faico Ferreira, que está desenvolvendo o projeto de pós-doc intitulado "Sustentabilidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): caminhos possíveis no horizonte da Agenda 2030". A Dra. Graciella defendeu recentemente a tese "Regenerando Amanhãs Desejáveis nas universidades: Da Ecologia Social à Psicologia Ambiental para o cultivo de sustentabilidades na Universidade Federal do Rio de Janeiro", sob orientação da Profa. Dra. Marta de Azevedo Irving, no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ).