Nota de pesar - Herch Moysés Nussenzveig
09/11/2022

Importante cientista, professor emérito da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Herch apoiou a construção de centros de pesquisa no Brasil e foi homenageado por diversos prêmios ao longo de sua trajetória, entre eles o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, concedido pelo CNPq, em 1995.

Conhecido por seus trabalhos em óptica, graduou-se (1954) e obteve doutorado em física (1957) pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física – SBF (1981-1983), membro da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP, na sigla em inglês), nos EUA (1987-1993).

Foi Coordenador Científico da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ e criador e Coordenador Científico do Laboratório de Pinças Óticas da UFRJ.