#AfiliaçãoPadrão
11/11/2022

Pesquisadores tornam seus conhecimentos públicos através da publicação de artigos científicos em revistas especializadas. Submeter artigos, torna-se, assim, parte da rotina de um cientista, ainda em sua fase de formação, como aluno de pós-graduação.

A submissão compreende sempre uma fase inicial de cadastro de dados sobre os autores e sobre o artigo: título, resumo, palavras chave, nome, ORCID e afiliação dos autores são os mais frequentes, mas pode haver outros. Este conjunto de dados informam sobre o texto enviado e são denominados metadados do artigo.

Os metadados do artigo são úteis na constituição de grandes bancos de dados, onde é possível fazer buscas, seja pelo autor, pelas palavras chave ou pela instituição. Quando se deseja avaliar a quantidade ou o impacto das publicações de uma determinada instituição, basta preencher seu nome no campo de busca. Se o nome da instituição não estiver preenchido corretamente em determinado artigo, aquele registro não virá na busca, porque o sistema entende que trata-se de outra instituição. Isso reduz o número de casos encontrados e prejudica qualquer avaliação institucional que use publicações como base.

Nossa campanha #AfiliaçãoPadrão quer chamar a atenção de toda a comunidade de nossa Universidade para a necessidade de preencher o campo afiliação apenas com "Universidade Federal do Rio de Janeiro", para que as buscas pelo campo "instituição" retornem o número correto de dados registrados.

Recentemente, o Sistema de Bibliotecas (SiBI) da UFRJ fez a higienização da base Web of Science da Clarivate Analytics e extraiu e unificou quatro páginas de sinônimos de "Universidade Federal do Rio de Janeiro"!! Havia todo tipo de abreviação possível: "Universidade Federal do Rio de Janeiro-nome da unidade", "Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ", "Univ. Fed. Rio de Janeiro", entre outras.

O SiBI fez a limpeza, mas não podemos deixar que a lista de sinônimos prolifere novamente.

Nossa consolidação como universidade de ensino e pesquisa foi feita ao longo de tantos anos e precisamos ser enxergados como protagonistas na produção do conhecimento. Por isso a importância da companha!

Contamos com você!

Clique aqui e saiba mais