Nova chamada para apoio a projetos institucionais por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado
18/11/2022

OConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta quarta, 16, nova chamada para apoio a projetos institucionais por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG). A abertura da submissão de propostas começa nesta quinta, 17/11, e vai até 23 de dezembro de 2022.

A Chamada visa apoiar Projetos Institucionais para Pesquisa na Pós-Graduação nas IESs e nas ICTs, por meio da redistribuição de bolsas de mestrado e doutorado no País no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).

A presente chamada visa dar seguimento à diretriz de realinhamento do modelo de concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq, atendendo à missão precípua da Agência de fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência. Diferente das anteriores, entretanto, ela se destina a todas as instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, pois possui caráter redistributivo, permitindo que novas instituições e Programas de Pós-graduação ingressem no sistema CNPq.

Saiba mais.