Professor da UFRJ aparece na lista global de jovens pesquisadores da Nature Medicine
16/01/2023

O professor do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ Mychael Lourenço, membro do Laboratório de Doenças Neurodegenerativas (LDN), apareceu na lista de 11 jovens pesquisadores para ficar de olho em 2023, da revista científica Nature Medicine. Fundada em 1995, a revista é considerada a melhor entre 296 periódicos na categoria “Bioquímica e Biologia Molecular”, segundo Journal Citation Reports. A publicação destaca pesquisadores promissores que estão abrindo caminho em seus respectivos campos de atuação.

À Nature Medicine, Lourenço destacou que é fascinado pelas mudanças que ocorrem no cérebro para causar neurodegeneração e demência. “A demência é um problema de saúde mundial que precisa ser investigado mais profundamente e tratado com mais eficiência. Embora a área tenha defendido ‘agregados proteicos insolúveis atacam neurônios’ como o corolário para as mudanças moleculares na demência, agora entendemos que sua natureza é muito mais complexa”, explicou.

Lourenço se dedica há mais de 15 anos ao estudo da doença de Alzheimer. Recentemente, em 2022, recebeu o prêmio Blas Frangione Early Career Achievement Award, concedido pela Alzheimer’s Association pelo conjunto da obra que desenvolveu no Laboratório de Doenças Neurodegenerativas.

Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)

Confira aqui a matéria completa no site Conexão UFRJ