UFRJ cria Ouvidoria da Mulher
03/02/2023

A Reitoria da UFRJ, por meio da Portaria nº 438/2023, instituiu a Ouvidoria da Mulher, no âmbito da Ouvidoria-Geral da Universidade. O objetivo do novo órgão é receber manifestações vinculadas à violência contra a mulher, especialmente relacionadas à igualdade de gênero e à participação feminina. Servidoras, alunas, estagiárias, inclusive terceirizadas e prestadoras de serviços, e demais colaboradoras da UFRJ poderão ser atendidas por esse novo canal de atendimento e suporte.

A Ouvidoria da Mulher representará um espaço de acolhimento, escuta e orientação, visando receber denúncias de violência e assédio contra mulheres, praticado por representante da UFRJ ou em função das atividades da Universidade. Assim que recebida a manifestação, poderão ser adotadas medidas administrativas com o objetivo de propiciar um ambiente de trabalho saudável.“Com a criação da Ouvidoria da Mulher, a UFRJ dá um importante passo na direção do enfrentamento da violência contra as mulheres. Esse novo canal incentivará e motivará que denúncias de assédio e violência contra mulheres sejam feitas”, destaca a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

A Ouvidoria da Mulher contará com canais específicos para atendimento às mulheres. O atendimento presencial, com agendamento prévio pelo e-mail ouvidoria@reitoria.ufrj.br, será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sala da Ouvidoria – localizada na Av. Pedro Calmon, nº 550, antigo prédio da Reitoria, 2º andar. A Ouvidoria ainda oferece um canal de orientações pelo WhatsApp no número (21) 99782-4462. Outra forma de contato é pelo site falabr.cgu.gov.br.

Fonte da Notícia: Conexão UFRJ (Adaptada)