12ª SIAc - Semana de Integração Acadêmica 2023
29/05/2023

O maior evento acadêmico da UFRJ, alicerçado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: na SIAc, Semana de Integração Acadêmica, são apresentados e discutidos trabalhos de extensão, iniciação científica, artística, tecnológica, cultural e de iniciação à docência, que são desenvolvidos na nossa universidade.

A Semana proporciona trocas de experiências entre estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, professores, técnicos, pesquisadores e pós-doutorandos de várias universidades e escolas da educação básica e o público em geral.

De 29 de maio a 02 de junho de 2023, a SIAc é um evento de construção coletiva pela valorização da ciência e tecnologia, da inovação e da cultura e pela defesa da educação pública para o desenvolvimento do país.

Os Pró-Reitores de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, Marcelo de Pádula, Denise Freire e Ivana Bentes vão se juntar com Christine Ruta, Maria Luiza Campos e Fernando Ferreira para falar sobre "O conhecimento na era da Inteligência Artificial" na mesa de abertura da 12ª SIAc. Ópera na UFRJ marcará presença como apresentação cultural.

No dia 01/06 vai acontecer a mesa de debate sobre Inovação na UFRJ com Kelyane Silva (Diretora da InovaUFRJ), Maurício Guedes (Superintendente de Inovação e Sustentabilidade do RJ), Vicente Ferreira (Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ) e Alana Moraes (Pós-Doutoranda IBICT/UFRJ).

No dia 02/06, acontecerá a mesa de encerramento sobre Ciência, Cultura e Diversidade com Carlos Frederico Leão Rocha (Reitor em exercício da UFRJ), Cecília Izidoro (Coord. de Ações Afirmativas e Diversidade da UFRJ), Richarlis Martins (Coord. do Plano Fiocruz de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio) e Andrea Adour (Superintendente de Difusão Cultural do FFC da UFRJ).

O cerimonial de todas as mesas ficarão por conta de Igor Segóvia e todas terão intérpretes de LIBRAS.

Para ler o edital e mais informações, acesse: SIAc UFRJ

Fonte da notícia: Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (Adaptada)