Artigo assinado por equipe da UFRJ encerra décadas de especulações sobre a interação gravitacional da antimatéria
09/11/2023

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros publicaram em setembro, na revista Nature, artigo demonstrando que a aceleração da gravidade sobre a antimatéria é compatível com a da matéria. De acordo com o professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Cláudio Lenz César, um dos cientistas que assinam o artigo, o experimento que originou o artigo é o primeiro direto de medida do efeito da gravidade sobre o movimento de antimatéria já realizado e significa que o efeito da gravidade sobre a antimatéria é compatível com o efeito da gravidade sobre a matéria, o que exclui a possibilidade da antigravidade, isto é, a repulsão gravitacional entre matéria e antimatéria. O experimento inaugura o caminho para medidas de alta precisão, em que há possibilidade de a interação gravitacional entre matéria e antimatéria ser um pouco diferente daquela entre matéria e matéria. “Se isso ocorrer, toda a compreensão da Cosmologia e história do Universo pode ser bem diferente”, comenta o professor Cláudio Lenz. Ele lembra que não existe uma boa teoria Quântica da Gravitação e que os modelos atuais da Física são incompletos, visto que os cientistas ainda não conseguiram desvendar os mistérios da ausência de antimatéria primordial no Universo, ou uma boa explicação para toda a massa de matéria que temos no Universo, bem como não descobriram os mistérios da Matéria e Energia Escuras. “No nosso caso, somos o único grupo do mundo que detém antimatéria neutra (átomos neutros) e frios (baixas energias de movimento) para poder fazer esses experimentos”, afirma o professor.