Capes e Inmetro divulgam edital para apoiar o segmento de metrologia e qualidade
17/11/2011

As propostas devem ser apresentadas até 30 de dezembro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o edital conjunto Capes-Inmetro nº 002/2011, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com objetivo de estimular e apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no segmento da metrologia e qualidade, áreas prioritárias do governo, por meio da concessão de bolsas pela Capes e o Inmetro.

Os projetos apresentados deverão atender a uma ou mais linhas de apoio de interesse do Inmetro, sendo elas química; materiais; telecomunicações; velocidade e fluxo; eletricidade; mecânica; óptica; acústica e vibrações; térmica; radiação não-ionizante; biologia; sustentabilidade; pesquisa regulatória; ciências forenses; fármacos; instrumentação científica; biologia estrutural; biotecnologia; bioengenharia; bioinformática; inovação tecnológica; inovação nas áreas de acreditação e avaliação de conformidade; e ciências ambientais.

Candidaturas - São elegíveis como proponentes estudantes e pesquisadores que preencham os requisitos indicados no edital. O proponente deverá ter formação compatível com o nível de bolsa solicitada e com experiência comprovada no tema da proposta e cada orientador/coordenador/doutor (solicitante) poderá solicitar somente uma bolsa onde ele próprio seja beneficiário.

A Capes e o Inmetro financiarão o pagamento de bolsas de estudo, com prazo de implementação e duração vinculados ao tempo de vigência do projeto, nas modalidades Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), pós-doutorado no país, estágio sênior, estágio pós-doutoral e mestrado sanduíche.

As propostas devem ser apresentadas, de 16 de novembro a 30 de dezembro, no formato de projeto e deverá ser encaminhada à Capes, impressa e em CD, para o seguinte endereço: Capes/Coordenação Geral de Programas Estratégicos (CGPE) - SBN quadra 02, lote 06, Bloco L, 9° andar - CEP: 70.040-020, Brasília - DF.

A seleção das propostas será realizada em etapas, sendo elas análise pela área técnica da Capes; análise de mérito por um comitê científico constituído por indicação do Inmetro e Capes, especificamente instituído para tal finalidade; e aprovação e homologação pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) da Capes. A divulgação dos resultados está prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2012 e as bolsas serão implementadas a partir de março de 2012.

Mais informações pelo telefone (61) 2022-6310 ou pelo e-mail cgpe@capes.gov.br. Confira o edital no link: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital-Capes-Inmetro-10-11-2011L.pdf.

(Ascom da Capes)