Programa TOP USA MASSACHUSETTS
30/01/2012

O TOP USA MASSACHUSETTS é um programa de fomento para a mobilidade de professores e pesquisadores, pós-graduandos e/ou pós-doutores de universidades brasileiras e norte-americanas.

O programa como um todo prevê o financiamento de sete módulos, com a participação de quatro integrantes em cada um, sendo dois docentes (um brasileiro e um norte-americano) e dois pesquisadores, pós-graduandos e/ou pós-doutores (um brasileiro e um norte-americano). Os professores poderão permanecer até quinze dias e os pesquisadores até dois meses em suas respectivas instituições anfitriãs.

Os itens financiáveis são: passagens em classe econômica, diárias e seguro saúde. A Unicamp é a instituição que fará a coordenação do programa no Brasil, o que inclui a compra de passagens e o pagamento das diárias e seguro.

A UFRJ pode submeter até seis propostas, sendo uma para cada universidade norte-americana participante do programa:

1. Boston Unive rsity;
2. Brown University;
3. Harvard University;
4. MIT (Massachusetts Institute of Technology);
5. Northeastern University;
6. University of Massachusetts.

Pela dinâmica prevista no programa, os professores brasileiros e norte-americanos devem procurar seus pares nas universidades participantes para montarem e submeterem as propostas de intercâmbio.

A UFRJ terá, em princípio, um módulo aprovado, caso submeta pelo menos uma proposta. Havendo mais de uma proposta para cada universidade norte-americana, a UFRJ realizará uma seleção interna, de acordo com o seguinte calendário:

Data limite para a submissão da proposta na PR-2:    18 de abril de 2012
Resultado da seleção interna:    04 de maio de 2012
Envio das propostas da UFRJ para análise pela Comissão Avaliadora do Programa:    11 de maio de 2012

A avaliação e julgamento de todas as propostas submetidas ao programa, incluindo as da UFRJ, será fe ita por uma Comissão Avaliadora constituída por dois representantes das universidades brasileiras e dois representantes das instituições norte-americanas. A Comissão Avaliadora se reunirá em São Paulo, na sede do Banco Santander, entre maio e junho de 2012.

Para concorrer ao TOP USA MASSACHUSETTS, o professor da UFRJ deverá apresentar a seguinte documentação:

a) Um Plano de Atividades descrevendo a mobilidade internacional e as tarefas de pesquisa que serão desenvolvidas pelos participantes nas universidades parceiras;
b) Curriculum Vitae dos professores e pesquisadores participantes;
c) Uma carta ou declaração dos professores das universidades parceiras que comprove a sua concordância em participar nas atividades programadas;
d) Um cronograma para as viagens e atividades planejadas;
e) Uma carta de apoio do Coordenador de um Programa de Pós-graduação da UFRJ, que evidencie o interesse do Programa na interação e as vantagens provenientes desse inter câmbio para o desenvolvimento do Programa.

A documentação deverá ser entregue na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa PR-2 / UFRJ, prédio de reitoria, 8º. andar, sala 805.
Esclarecimentos em relação a esse Programa na UFRJ poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico: jluis@pr2.ufrj.br