Capes e DAAD assinam acordo para o CsF
15/02/2012

Mais um memorando de entendimento com vistas à alocação de estudantes brasileiros no exterior, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), foi assinado nesta segunda-feira, 13, no prédio-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desta vez em parceria com a Alemanha, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, selou acordo com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Guimarães ressaltou em seu discurso de apresentação do programa, a importância da parceria com a Alemanha, tendo em vista a forte experiência do parceiro em cooperação entre indústria e academia. "Temos que aprender muito com vocês no que diz respeito à cooperação indústria e universidade. Apesar de mais de 25% das bolsas do CsF já serem apoiadas por empresas, nós sabemos que ainda precisamos do apoio de outras companhias e elas também sabem que precisam participar", explicou.

Para a presidenta do DAAD, Margret Wintermantel, o programa Ciência sem Fronteira é um desafio que trará grandes benefícios as universidades brasileiras.

"Devemos ver as universidades como instituições globais. Na Alemanha, tentamos ter estratégias e políticas de internacionalização, o que, sem dúvida, torna nossas universidades fortes", afirmou. "Ao juntar forças teremos mais chances de alcançar bons resultados", disse Wintermantel.

Também participou da reunião o presidente da Fundação Alexander Von Humbold, Helmut Schwarz.

Modalidades de Fomento
De acordo com o documento, a participação do DAAD no CsF abarcará as seguintes modalidades de fomento: bolsas para estudantes de graduação; doutorado sanduíche I (3 a 12 meses); doutorado sanduíche II (13 a 24 meses); doutorado pleno; pós-doutorado I (3 a 12 meses) e pós-doutorado II (13 e 24 meses).

Benefícios
Os candidatos selecionados terão direito a Passagem aérea de ida e volta ou auxílio deslocamento; bolsa mensal de manutenção paga em Euros durante a permanência do bolsista na Alemanha; auxílio instalação a ser pago uma única vez; seguro saúde; ajuda de custo para dois dependentes (somente no caso de bolsa doutorado integral); acompanhamento acadêmico e social no local de estudos; se necessário, preparo lingüístico e para doutorandos sanduíche pagamento de uma ajuda de custo para cobrir despesas com pesquisas no valor de EUR 5.000,00 por ano.

DAAD
O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente.
Gisele Novais