Ciência sem Fronteiras (CNPq) - Aviso Importante
17/02/2012

O Programa Ciência sem Fronteiras, buscando um adequado equilíbrio entre as  áreas prioritárias e os países de destino, e considerando a situação atual de  distribuição das bolsas por país, informa que a partir de 07/02/2012 estarão
temporariamente suspensas as concessões de bolsas destinadas às Universidades portuguesas. Portanto, a partir desta data, as propostas destinadas a instituições neste país não serão processadas pelas áreas técnicas do CNPq. As propostas já recebidas no CNPq até esta data terão processamento normal. Em breve, uma chamada específica será lançada para envio de estudantes a Portugal.

Seguem outras observações importantes:

1) A conta bancária informada pelo bolsista para pagamento da primeira  mensalidade, auxílio instalação, seguro-saúde e passagem de ida deverá ser uma  conta corrente do Banco do Brasil no nome do beneficiário da bolsa.

2) A carta de aceite da Universidade no exterior deve contemplar todo o período da bolsa. Se na carta consta 7 meses, ou um período específico (ex: março de 2012 a fevereiro de 2013), esse período deve ser respeitado. Informações conflitantes ou incompletas acarretam a rejeição da proposta.

3) O prazo para análise do processo pelo CNPq é de 10 a 15 dias, podendo variar caso a instituição não esteja cadastrada ou haja taxas escolares elevadas.

4) O prazo para pagamento dos recursos citados no item 1 será de 15 a 20 dias após a aprovação pela área técnica do CNPq.

5) A carta de benefícios é enviada para o endereço constante no CV Lattes do aluno beneficiário. Portanto os alunos são orientados a  atualizar sempre seu e-mail e endereço na Plataforma Lattes.

6) Esclarecemos que as Chamadas gerais no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras são diferenciadas das Chamadas por quotas do CNPq. Os alunos poderão concorrer por ambas as chamadas, sem prejuízos, porém devem ser observados os textos das Chamadas gerais ou as normas de bolsa do CNPq quanto aos requisitos. Para chamada geral o candidato deve preencher o formulário que encontra-se em www.cienciasemfronteiras.gov.br, para as chamadas por quotas o aluno deverá acessar as normas das bolsas em www.cnpq.br.