A Química mais perto de você
28/05/2012

Pode entrar que a casa é sua! Buscando contemplar diferentes públicos, a exposição Cadê a Química?, promovida pela Casa da Ciência da UFRJ e a Sociedade Brasileira de Química, garante acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e deficiências visual e auditiva.

A circulação de um cadeirante, por exemplo, é assegurada em todos os sete cômodos desta animada casa cenário em que se pode experienciar a participação da Química em nosso cotidiano, além de se dispor de um banheiro acessível. Há, também, preocupação na ergonomia dos móveis e utensílios.

Para aqueles que têm baixa visão, há chamadas expositivas escritas com letras de forma e com bom contraste. Para os cegos, etiquetas em Braille estão presentes na maioria dos objetos, havendo ainda um manual sobre a presença da Química no uso de equipamentos domésticos, produzido com o apoio do Instituto Benjamim Constant.

Uma atenção muito especial foi dedicada à tradução dos conteúdos da exposição para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Stella Savelli, professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e responsável pelo projeto de Acessibilidade Científico Cultural da Casa da Ciência, explica que toda a contextualização em Libras desses conteúdos foi feita com e para surdos. O material está disponível em equipamentos que são oferecidos aos visitantes e foi fruto de uma parceria com o INES.

"Isso confere mais autonomia ao surdo que tem nas Libras sua primeira língua", afirma Stella, acrescentando que "com o trabalho conjunto foi possível descrever termos científicos ainda inexistentes em Libras, favorecendo a assimilação de conceitos".

O minissite da exposição também é plenamente acessível e disponibiliza diversos vídeos em Libras. Através do endereço www.casadaciencia.ufrj.br/exposicao/quimica é possível verificar todas as atrações sem sair de casa.

O hotsite apresenta uma série de links que permite fazer downloads de materiais informativos, acessar sites com experiências reprodutíveis em salas de aula, revistas e livros dedicados à Química. Também possibilita assistir a inúmeros vídeos especialmente selecionados e oferecer às crianças e adolescentes muitos jogos sobre a temática da exposição. Um atraente material para uso por professores, alunos e interessados em conhecer mais de perto o mundo da Química.

A exposição segue até dia 24 de junho, na Rua Lauro Müller, nº 1. Confira no site da Casa www.casadaciencia.ufrj.br os horários e programação de atividades paralelas.

(Ascom Casa da Ciência)