Inscrições para Prêmio Finep Jovem Inovador 2012 estão abertas
01/08/2012

Até 16 de agosto próximo, a Financiadora de Estudos e Projetos aceita inscrições de estudantes de todo o País. Melhores fotos sobre energia sustentável serão selecionadas.

Estudantes de 14 a 18 anos de todo o Brasil podem se inscrever no Prêmio Finep Jovem Inovador, que vai selecionar as melhores fotografias sobre energia sustentável. O objetivo é levar o conceito de inovação para as escolas e despertar o interesse dos mais jovens por tecnologia. O tema é uma homenagem à Rio+20 e ao ano de 2012, escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

Segundo André Calazans, chefe do Departamento de Marketing da Finep, o prêmio foi criado para aumentar a participação dos jovens em questões relevantes para o País. "Queríamos criar um prêmio voltado para o público pré-universitário, com uma temática diferente a cada ano. Por isso, escolhemos como suporte para a primeira edição a fotografia, que é de fácil acesso e gera bastante interesse entre os jovens. A intenção é fazer com que eles tenham ideias inovadoras e, quem sabe, possam concorrer ao Prêmio Finep no futuro", afirma André.

As fotos podem ser de paisagens, máquinas, pessoas, objetos, construções e instalações. "Como exemplos de energia sustentável, podemos citar a energia solar, a eólica e a gerada pela biomassa. Queremos que os jovens pesquisem e que as escolas e as famílias se envolvam no processo", explica André Calazans. A divulgação do Prêmio Finep Jovem será realizada em parceria com secretarias de educação e instituições de ensino públicas e privadas.

Cada participante pode concorrer com até três fotografias, que devem ser digitais e inéditas. O arquivo deve estar no formato JPEG ou TIFF, com no mínimo 500 KB e, no máximo, 5 MB. As inscrições devem ser feitas até 16 de agosto. Um comitê de jurados da Finep avaliará as fotos em até 120 dias após o término das inscrições. Os critérios serão a originalidade, a qualidade técnica e estética da foto, e a adequação ao tema proposto. Serão escolhidas as três melhores fotos de cada região do Brasil, e os fotógrafos serão homenageados com troféus em cerimônias de premiação. As fotografias classificadas em primeiro lugar na etapa regional concorrerão ao Prêmio Nacional. Os primeiros lugares de cada região receberão ainda um prêmio no valor de R$ 2,5 mil e o vencedor nacional, escolhido entre eles, recebe mais R$ 2,5 mil pela vitória geral na competição.

Confira o regulamento no link: http://www.finep.gov.br/DCOM/regulamentopremiofinepjovem2012.pdf.
(Ascom da Finep)