MCT anuncia lançamento de editais voltados a parques tecnológicos e incubadoras de empresas
22/09/2010

Ministério lançará também chamada pública destinada à biodiversidade e à riqueza do Pantanal

O secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, lançará nesta quarta-feira (22/9) dois editais que contemplarão o movimento do empreendedorismo inovador do país. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, em Campo Grande (MS), durante a abertura do 20º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.

Na mesma ocasião, será lançada uma chamada pública que foi construída em parceria com representantes de todos os estados da região Centro-Oeste e que será destinada à biodiversidade e à riqueza do Pantanal. De acordo com Elias, a iniciativa elevará não apenas a capacidade das universidades implantadas na região, mas também das empresas que utilizam esse bioma para gerar valor agregado e aumentar cada vez mais o seu faturamento.

Durante a solenidade, Elias ainda informou que participará de um grupo de trabalho com a International Association of Science Parks (IASP), a Finep e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com a finalidade de deixar para o governo de transição um programa estruturado para os próximos anos que dará dimensão ao capital empreendedor do país.

"Precisamos aglutinar forças com o meio empresarial e definir de forma consorciada mecanismos dessa agenda", afirmou.

O secretário executivo destacou alguns dos avanços obtidos pelo ministério nos últimos anos, como o aumento do orçamento da pasta que passou de R$ 1,5 bilhão em 2000 para R$ 7,9 bilhões neste ano. Elias também lembrou da melhoria do desempenho do país na formação de recursos humanos e dos investimentos do Programa de Subvenção Econômica às Empresas.

Homenagem

Durante a cerimônia, o presidente da Anprotec, Guilherme Ary Plonski, e integrantes da diretoria da instituição prestaram homenagem ao secretário executivo pela sua contribuição ao movimento de parques tecnológicos e incubadoras de empresas.

(Bianca Torreão, para o Gestão C&T online)