De acordo com o edital, o objetivo é qualificar o servidor para uma perspectiva ampliada de trabalho na administração pública, possibilitando ao profissional avaliar as propostas de gestão das atividades educacionais e da saúde derivadas de políticas públicas referentes às instituições. O curso também pretende contribuir com a formação do servidor incorporando conhecimentos diversos, como o encaminhamento das políticas públicas nas últimas décadas e traços da formação social brasileira.
Estão disponíveis 50 vagas e o curso será ministrado uma vez por semana. Para concorrer, é necessário que o candidato seja técnico-administrativo em educação da UFRJ e exerça atividades nas áreas de gestão administrativa acadêmica, planejamento, execução, avaliação de projetos, auditoria interna, dentre outras que podem ser consultadas no edital. Ser funcionário ativo e possuir no mínimo três anos de experiência nas áreas citadas é um dos pré-requisitos, além de ter passado do estágio probatório e ser graduado em uma instituição reconhecida pelo MEC.
As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho e devem ser realizadas através do preenchimento e entrega dos formulários disponíveis no site (anexos I, II, III, IV e V). A listagem completa da documentação necessária para inscrição encontra-se no edital e deverá ser entregue na PR-5, 8º andar, sala 810, prédio da Reitoria.
O processo de seleção está divido em duas etapas eliminatórias, que consistem na comprovação da documentação, e classificatória, que leva em consideração o plano de estudos (anexo V), afinidade com os objetivos do curso e entrevista presencial em grupo. O resultado da segunda etapa estará disponível no dia 18 de julho e o candidato poderá entrar com recurso até 48 horas após a divulgação. O resultado final será divulgado no dia 25 de julho. As matrículas serão realizadas entre os dias 26 e 29 de julho, na Sala de Conveniência da Escola de Serviço Social, no campus Praia Vermelha.